sexta-feira, 11 de abril de 2014

Um bom creme de legumes

É fácil fazer creme de legumes, mas não é assim tão fácil fazer um bom creme de legumes. Para mim tem que ser saboroso, cremoso e ter uma certa consistência. Sopas ou cremes aguados não fazem o meu género.  

Quando os meus filhos eram muito pequeninos, o pediatra deles (o saudoso Drº Palminha) queria que eu lhes desse sempre sopa ao almoço e ao jantar. Sopa de legumes. Com muita água e uns legumes a boiar, dizia ele todas as vezes que íamos à consulta. Eu acenava sempre que sim com a cabeça, quão mãe obediente, e pensava para comigo: "Está-se mesmo a ver!"

Definitivamente, para mim sopa não é um prato de água com legumes a boiar! Tem que ser cremosa e ter uma certa consistência. Por isso, o segredo é a quantidade de água que se adiciona. Em excesso, fica muito liquida, mas se for pouca demais fica muito grossa. Quase que deixa de ser sopa. Fora isso, a minha técnica, normalmente, é atirar para dentro da panela todo o tipo de legumes que tenho no frigorífico! Mas da última vez, tentei ser um pouco mais selectiva.  Ficou óptima.


Creme de legumes:

1 batata doce
1 cebola
1 courgette
1 alho francês
1 dente de alho
água e sal q.b.
e depois de passada, uma golpada de azeite.



Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Mas também há uma outra forma de fazer o creme de legumes, menos saudável, é certo, mas muito bom: um refogado - azeite, cebola e alho, depois os legumes todos cortadinhos (courgette, alhos francês e outros que queira juntar) e no fim, a água já ferver, sal q.b. Depois passar tudo e no fim (opcional, mas muito bom) uma colher de chá de manteiga! Manela

    ResponderEliminar